Inicio

quinta-feira, 31 de março de 2011

Veja como é feita uma TV LED-LCD 3D


Acabo de voltar de uma visita à fábrica da Sony do Brasil, onde pude ver de perto todo o processo produtivo dos TVs LED-LCD 3D da empresa. Conversei com o gerente da fábrica, Matheus San Martin, e com o gerente industrial, Pedro Orlando Junior, responsável por coordenar os trabalhos dos quase dois mil funcionários que trabalham na empresa.
Após pegar alguns dados do mercado, fui convidado por ambos para entrar naquele que pode ser chamado do coração da fábrica: a área de produção das placas que são utilizadas em todos os produtos que são produzidos ali: TVs, Blu-ray players, DVD players, home theaters, filmadoras, câmeras digitais, car áudio, mini e microsystems.
Todas as placas são fabricadas nessa seção, que conta com mais de 15 linhas (eles mantém sigilo sobre o número exato), com um funcionário responsável a cada duas delas, além de uma centena de máquinas que trabalham em três turnos diários.
Na foto ao lado, Pedro Orlando segura uma placa pronta de uma TV LED-LCD 3D que daí segue direto para o setor de montagem de componentes (onde são acrescentados as peças maiores como conectores, fontes de alimentação etc), antes de ir para montagem final.
Uma das máquinas é capaz de aplicar 50 mil componentes por hora, algo impossível de fazer manualmente. Detalhe, estamos falando de componentes 0.6×0.3 milímetros, aplicados com precisão cirúrgica.
E para ter certeza de que tudo o ocorre corretamente, no final amostras passam por um raio-x que detecta a precisão e qualidade da solda desses componentes, antes dos produtos  serem despachados para as lojas.
Abaixo, o LED-LCD pronto, faltando apenas o gabinete traseiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estatistica'S