Inicio

sábado, 19 de março de 2011

CERTIFICAÇÃO LPI

Todos sabem que o mercado de trabalho tem se tornado cada vez mais competitivo durante o decorrer dos anos. O acesso a informação explodiu com o fenômeno Internet e passaram a existir cada vez mais profissionais qualificados e principalmente, certificados.

Hoje em dia é comum casos de profissionais que só saem do mundo acadêmico para tentar seu primeiro emprego depois dos 25 anos, o tempo de preparação para a vida aumentou e os diplomas de ensino médio e superior tem sido cada vez mais desvalorizados quando comparados com certificações e cursos preparatórios específicos para as ramificações das áreas tecnológicas.

Com a ascensão do Linux, algumas das empresas mais tradicionais do mercado passaram a investir em sistemas de certificações específicas para o sistema operacional, afinal de contas, não existe uma faculdade de Linux e cursos preparatórios de curta duração não conseguem formar profissionais "gente grande", todos sabem disso. Onde encontraríamos profissionais qualificados sem precisar pagar para ver se este é realmente qualificado ?

A partir daí surgiram alguns certificados importantes como o distribuído pela Conectiva no Brasil e pela RedHat (RHCE - Red Hat Certified Engineer) nos EUA, mas nenhum deles se destaca tanto quanto o certificado LPIC, distribuído pela instituição sem fins lucrativos LPI (Linux Professional Institute).



O certificado LPIC vem de Linux Professional Institute Certified e é (será) dividido em dois níveis, oLPIC-01 e LPIC-02. Para obter qualquer dos certificados é necessária aprovação em 2 (duas) provas, as 101 e 102 e as 201 e 202, respectivamente. Na época que escrevi este artigo o certificado LPIC-02 ainda se encontrava em fase de testes, ainda não estando disponível para os candidatos.

As provas são aplicadas em quaisquer dos centros de treinamentos filiados à VUE (Virtual University Enterprises), que estão presentes em 90 países espalhados pelo mundo, inclusive o Brasil.

Cada uma das provas LPI custa U$ 100,00 quando pagas diretamente à VUE e variam de preço até U$ 150,00 quando pagas à algum dos centros filiados, que adicionam sua margem de lucro é claro.

Para tirar o certificado LPIC-01, por exemplo, você pode fazer uma prova de cada vez e caso seja reprovado em alguma delas pode tentar novamente quantas vezes for necessário. O certificado não tem prazo de validade, ou seja, uma vez certificado, certificado para sempre.  





No site oficial da VUE você pode encontrar facilmente um centro de testes perto de sua casa através do sistema de busca que eles possuem. Acesse a URL http://www.vue.com/it/ e selecione a opção Linux Professional Institute, em seguida escolha o país e a cidade disponível. 


ESTUDEM e BOA SORTE!!

MAIS INFORMAÇÕES:
http://www.lpibrasil.com.br/

http://softwarelivre.org/

http://www.lpibrasil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estatistica'S